- Área: 550 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Franck Brouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no sopé dos Pirineus franceses, a pequena cidade de Bosdarros estende-se ao longo de uma rua principal, sendo a escola primária o ponto de entrada. O projeto visa, em primeiro lugar, redefinir a acessibilidade à escola, que é limitada por um estacionamento selvagem,ciprestese diferentes entradas, e em segundo lugar, reformar a sua usabilidade. Dois elementos são assim criados: um novo refeitório foi colocado adjacente à escola e uma escada foi adicionada na porção posterior do edifício antigo,gerando uma nova distribuição dos espaços abertos.
De frente para uma igreja construída em um caminho secundário de peregrinação a Santiago de Compostela, o projeto apresenta uma sucessão de ritmos, planos e direções oblíquas, que são o resultado de várias características do programa e do terreno somadas. Os diferentes eixos permitem otimizar a área do térreo, delimitar o parque infantil, inserir um pátio coberto como um elo entre a escola e o refeitório e levantar a nova entrada da escola.
O layout do refeitório é composto por um bloco técnico retangular e uma sala de jantar, que pode ser convertida em uma sala multiuso. Esta cantina abre-se para o parque infantil de um lado e para a praça da cidade do outro, graças às janelas em fita com um grid de madeira (pilares estruturais e caixilhos de janelas). O vidro isolante combinado com opções de ventilação asseguram o uso confortável para as pessoas internamente.
Da mesma forma, beirais do telhado de zinco protegem o espaço interno de qualquer luz solar agressiva; eles também “indicam” um caminho ao redor do prédio em dias chuvosos e fornecem ao local um limite aéreo e dinâmico (que respeita o tamanho da escola). Madeira nativa (pinheiro) é usada para a estrutura, para os revestimentos de parede e para a parte inferior do telhado, a fim de mesclar a arquitetura com o ambiente. É também uma forma de manter sob controle os custos e o cronograma das obras e interconectar os espaços interiores e exteriores.
Atrás da escola, a escada adota o mesmo vocabulário arquitetônico, aquecendo as cores do edifício (preto, cinza e branco). Ela é acessível por um corredor anteriormente obstruído por lavatórios compartilhados. Ligada ao parque infantil coberto, este corredor permite uma distribuição mais coerente e agradável do espaço: as antigas áreas cobertas foram transformadas em espaços para descanso,escritório e depósito, e a nova sala de aula no andar de cima vislumbra os Pirineus. Gostar de usar o edifício é importante, pois a escola é um lugar que serve tanto para ser vivenciado como para ensinar.Na frente do projeto, a reforma planejada da praça respeitará essa ideia, além de ampliar a perspectiva do edifício.